Jovens
Vida gospel!
Acordei esta manhã e fiz minha prece gospel, liguei o som e botei um cd de punk-rock gospel enquanto colocava minha vestimenta gospel. Então saí para dar um role gospel.
Na banca de jornal comprei uma revista de games gospel e outra de fofocas gospel, e fui lendo enquanto viajava de ônibus até o centro da cidade, onde teria uma "parada" gospel com uns amigos skatistas.
Parei de ler quando reparei uma mina gospel, muito gatinha, de piercing gospel, calça e mini-blusa gospel. Comecei ali mesmo no buzão uma paquera gospel e perguntei à Brotinha gospel se queria ficar comigo. Ela, como "ficante" gospel topou. Convidei-a então para tomarmos um drink gospel em um barzinho gospel super badalado que conheço.
Depois fomos a um cinema gospel, onde no escurinho podia então dar uns amassos gospel nela. Mão gospel boba pra cá, mão gospel boba pra lá, estávamos a mil. Então depois do cine resolvemos ir até uma balada gospel descarregar nossa adrenalina toda em uma danceteria gospel. Yeah! Demais!
Escureceu e não a deixei ir pra casa. Convenci-a que sendo eu um cara gospel, não iria só "ficar" com ela, mas que logo-logo assumiria um namoro gospel. E com base nessa promessa a convenci a esticarmos nosso programa gospel, levando-a até um hotel gospel onde fizemos um amorzinho gospel.
Acompanhei ela depois até em casa, e ela me convidou para entrar. Conheci seus pais, crentes liberais, não muito gospel, mas gente-fina!
Subimos até o seu quarto, pois ela queria me mostrar seu cantinho gospel. Notei nas paredes pôsteres de seus artistas gospel preferidos e ela mostrou-me sua coleção de cds de reggae gospel, rap gospel e música eletrônica gospel. Enquanto ela foi até o banheiro, dei uma lida em seu diário gospel e vi que ela registrava todas as suas aventuras gospel com os carinhas gospel que conhecia. Fiquei imaginando que o meu nome e o que eu fizesse, preencheria as próximas páginas daquele caderno gospel.
Ficamos conversando até tarde e ela convidou-me a dormir na casa dela. Liguei pra minha mãe para avisar e ela embalou na minha, porque não? Gospel? Crente? Caretona? Gastei saliva para conseguir sua aprovação, garantindo que a noite seria completamente gospel e tranquilizei-a.
Trancamos a porta do quarto, acendemos um baseado gospel, curtimos uma viagem gospel em nossos delírios e depois fomos dormir. Ela de roupa íntima gospel e eu, uma vez que não tinha outra roupa na mochila, fui pra cama só de cuecão gospel mesmo. Só então é que reparei em uma tatuagem gospel que ela tinha na virilha, muito louca.
De madrugada acordei e vomitei um pouco, o que, despertou-a . Então ligamos o chuveiro e tomamos um banho gospel quentinho. Carícia gospel pra cá, carícia gospel pra lá, não preciso dizer que acabamos fazendo um "sexozinho" gospel novamente.
Adoro esse negócio de ser gospel. Coitados dos meus pais crentes e de meu irmão evangélico mais velho... Na época deles não existia ainda esse estilo de vida gospel, com total liberdade. Faço o que quero, sem problemas, afinal se é gospel pode!
No fim-de-semana, enquanto meus pais vão pra igreja, eu vou pegar onda gospel, ou vou pro "louvorzão" e aos Points gospel zoar e arrasar com meus gospel friends. Cada um na sua!
Minha mina é gospel, meus programas, o que compro o que consumo, tudo é gospel, logo, não estou pecando, certo? Afinal de contas eu sou jovem e tenho que aproveitar a vida!
Analise comigo:
1João, 2. 15-17, diz: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."
Ser cristão tem se tornado cada vez mais fácil no decorrer dos tempos. Ser um cristão autêntico, porém, tem se tornado um desafio para todas as pessoas que querem viver piamente na presença de Deus. E isso não se deve a outro fato se não à errônea interpretação que é dada ao termo “contextualização”, que tem sido entendido por “mundanização”.
Cada geração possui características próprias que devem ser respeitadas ao se transmitir a mensagem da salvação. Contudo, ao invés de conhecer melhor o tempo e o mundo em que vivemos, a grande maioria dos nossos jovens, adolescentes e crianças tem se envolvido com eles. E o resultado é que grande maioria da juventude evangélica está se comportando da mesma forma que o mundo, admitindo os mesmos valores, adquirindo os mesmos pensamentos, tendo as mesmas atitudes, realizando as mesmas práticas.
No decorrer dos anos, o tempo passa e o mundo se transforma. O Evangelho de Jesus, porém, permanece o mesmo. Intacto! Não há duas mensagens para salvação dos homens: uma para os mais velhos, que os ensina a renunciar a concupiscência da carne, e outra para os jovens, que lhes permita a desfrutar dos prazeres da vida, sem terem um real compromisso com o Evangelho de Jesus.
A palavra do Senhor nos diz:
“O próprio satanás se transfigura em anjo de luz.” (2Coríntios 11.14)
”Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.” (Marcos 13.22)
Atualmente, o termo “gospel” tem sido impregnado nas mentes dos nossos jovens. Mas este não seria exatamente o problema, se atrás desse termo houvesse a real intenção de divulgar Jesus Cristo às novas gerações, sem alterar a mensagem do Evangelho, que nos ensina que a igreja é um povo separado por Deus e para Deus.
O argumento que se usa é a citação de 2Coríntios 3.17, que diz que há liberdade onde o Espírito do Senhor está. Porém, o termo “liberdade” é diferente em extremo da prática da “libertinagem”, que é o que estamos presenciando no mundo de hoje. E é exatamente essa inversão de significados que tem afastado a geração atual das experiências íntimas e sinceras com Deus.
O mesmo Paulo que escreveu esse versículo à Igreja de Corinto também exortou à Igreja da Galácia:
“VÓS, IRMÃOS, FOSTES CHAMADOS À LIBERDADE. NÃO USEIS, ENTÃO, DA LIBERDADE PARA DAR OCASIÃO À CARNE.” (Gálatas 5.13)
O que temos visto constantemente é um Evangelho modificado pelos homens, de acordo com seus interesses. Tenho visto vários e vários pastores de denominações diversas anunciando que “o que Deus quer de nós é o nosso coração”. Isso, porém, é um perigo cujas conseqüências são de proporção destruidora e irreversível.
Ao se interpretar essa colocação errônea a respeito da vontade de Deus para nossas vidas e dos interesses de Deus por nós, corremos o sério risco de apresentar a Deus somente parte da nossa adoração, a qual não será recebida por Ele, porque Deus nos quer por completo: nosso corpo e nosso espírito devem ser um constante ritual de adoração a Deus.
Leiamos os versículos abaixo:
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12.1)
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” (1coríntios 3.16-17)
”Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1Coríntios 6.19-20)
A respeito do coração do homem, veja o que a Bíblia diz:
”Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9)
”(...) Mas, rebeldes, seguiram o caminho do seu coração.” (Isaías 57.17)
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” (Mateus 15.19)
Etimologicamente a palavra ”igreja” vem de ”Ekklesia” – assembléia, significando os que ”são chamados para fora”. E esse deveria ser o papel de toda a Igreja do Senhor Jesus Cristo sobre a face da Terra: ser um povo diferente, separado de toda mundanice e prática abominável ao Senhor.
Vejamos: quando alguém que não serve a Jesus vai até uma igreja evangélica ele quer encontrar uma diferença que o convença que a Casa de Deus é melhor que o mundo. A Bíblia nos diz que é o Espírito Santo quem convence o homem do pecado (João 16.8).
Porém, será que o Espírito Santo está dentro de uma igreja cujas atividades e membros se confundem com as atividades e pessoas que estão fora da Igreja?
Será mesmo que anunciar uma vida com Deus e não se dispor a viver uma vida em santidade com Deus nos permite fazermos alguma diferença, para que o mundo olhe para nós e veja em nós a luz de Cristo?
Os membros da verdadeira Igreja de Jesus devem viver o que pregam. Não devem se mascarar como título de “evangélicos” e continuar com hábitos de vida como os do mundo. O verdadeiro cristão deve ser reconhecido pelo brilho do Espírito Santo em sua vida, que se reflete em seus atos, seus pensamentos, suas palavras, seus valores, seus sentimentos, sua prática de vida.
A Palavra de Deus nos diz que somos "nova criatura" em Cristo Jesus. E diz também que quando nascemos de novo da água e do Espírito, "as coisas velhas já se passaram; eis que tudo se fez novo" (2Coríntios 5.17).
Como podemos ser novas criações em Jesus Cristo e permanecermos praticando todas as coisas que fazíamos antes de sermos salvos por Jesus? Se permanecem em nós os mesmos desejos de satisfazer as nossas vontades e as mesmas práticas também, definitivamente não nascemos de novo do Espírito.
A juventude evangélica deve mostrar que está integrada ao mundo, sem que este esteja arraigado em seu coração. Precisamos mostrar que somos jovens de respeito, pessoas de bem, gente transformada por Deus e diferente, em quem há a presença do Espírito Santo. E só a obediência aos princípios bíblicos fará isso por nós.
É fundamental para o futuro da igreja que a juventude esteja contextualizada, bem informada, porém, dia a dia reafirmando seu compromisso com os mandamentos bíblicos, preservando assim a pureza do Evangelho de Jesus Cristo.
“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo, como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santo, porque Eu sou santo.” (1Pedro 1.13-16)
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12.14)
Seria oportuno encerrar citando 2 Co.612: “ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm, mas todas coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas
Um papo aberto sobre adolescência, mocidade, tatuagens, piercing, careta, no limite, estudos e uma vida bem sucedida, namoro, noivado e casamento.
Quando as Sagradas Escrituras ensina-nos os passos para se obter uma vida vitoriosa, conseqüentemente, com lutas, mas que já estejam vencidas, devemos dar atenção devida por que ela aborda a verdade.
Percebemos o retrato de muitas pessoas derrotadas hoje por causa da sua desobediência ontem, que leva a pessoa ao fracasso e a derrota.
No livro de Provérbios (22.6), o sábio rei Salomão escreveu que os pais deveriam ensinar a criança no caminho em que deveria andar para que até quando envelhecesse, não se desviasse deste caminho. Logo, somos hoje, resultado daquilo que nos ensinaram ontem.
ADOLESCÊNCIA
Quando somos adolescentes, até desviamos nossos olhos para o modismo do “mundo” e nos sentimos atraídos por ele, porém compete aos pais, corrigi-los. Em Provérbios 22.15 vemos que a estultícia está ligada ao coração do adolescente, mas a vara da correção afugentará deles.
Existe na Psicologia um mecanismo de comportamento, onde o indivíduo recebe gratificações (elogios, presentes) por algo bom que praticou, chamado de reforço positivo que visa estabelecer à criança e ou adolescente que sempre que agir de forma correta e boa, será reconhecido. Quando porém pratica alguma coisa errada ou má, recebe punições (castigos, tirar o que mais gosta de fazer, bater quando necessário sem exceder-se), também chamado de reforço, mas negativo, visando extinguir tal comportamento, ou seja, tudo terá conseqüência.
Em Eclesiastes 11.9 “Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo .10 Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade.”
MOCIDADE
Mais uma vez o sábio rei Salomão está ensinando que a mocidade é vaidade por que, dura só um pouco de tempo e logo estaremos avançados em idade e para que não haja arrependimento, como descreve no capítulo 12.1 “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles;”
Para que tenhamos uma velhice feliz e sadia, precisamos investir na obra do Senhor a nossa Juventude, o nosso vigor físico. Vemos que, contudo que Josué fez, ainda deixou muitas coisas por fazer por causa de suas vaidades (Jos.23).
Para que não venhamos nos arrepender mais tarde, devemos agir com consciência de quem serve a Deus, para produzirmos a diferença.
Como líder espiritual não podemos nos calar, ou fingirmos que não estamos vendo nada. Nossos jovens estão se tatuando, colocando piercing e fazendo tantas coisas que não agradam a Deus e alguns exercendo até ministério principalmente na área de música e louvor. Quando Paulo viu que a igreja de Corinto estava se misturando com as “modas” da época, tratou logo de adverti-los, observamos isto ao lermos I Cor.11 e tantas outras doutrinas que Paulo ensinou para colocar ordem e decência. Não estou aqui dizendo que em nossos dias deve ser adotada a questão de cabelos, muito embora haja hoje homens com cabelos semelhantes ao de mulheres e mulheres com cabelos semelhantes ao de homens.
TATUAGENS, PIERCING
O Jovem pode até dizer: “mas onde está na bíblia que isto é pecado?” Como é próprio do jovem, sempre desafiando a autoridade (pai, pastor, chefe, etc). Pois bem, lendo Lev.19. 28 “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.”
Percebemos que muitos querem ignorar o A.T. e dizer que isto era para o tempo da Lei e não da Graça em que estamos hoje, só que, não podemos nos esquecer que Jesus Cristo declarou que Ele veio cumprir a lei e não destruí-la (Mt.5.17). Quando Paulo escreve aos Romanos dizendo que o fim da lei é Cristo, ele estava se referindo a lei sacrificial, oferenda de animais para remissão de pecados. Todavia, é bom que se leia Rm.7 para se ter uma compreensão melhor da lei.
Voltando em Levíticos 19.28, citado anteriormente, notamos que muitos jovens, vem realizando rituais com aliança de sangue e lacerando sua própria carne e outros tem seguido os passos de uma sociedade hipócrita que exige que para ser inserido num grupo, facção ou gangue, ou seja lá o nome que se der, tem que ter uma tatuagem e o jovem que sofre de uma espécie de esquizofrenia (analfabetismo emocional) com medo de ser “tirado” (gíria que significa excluído), faz uma tatuagem para se obter o “respeito” dos da mesma classe social que está inserido, ou até como um mecanismo de defesa contra “a malandragem” ou buscando adquirir uma pseudo identidade, pois a sua está fragmentada e se faz necessário o uso de um “ego auxiliar”, o famoso dito popular “o Maria vai com as outras”.
Está mesma sociedade amanhã estará excluindo pessoas que tenham tatuagens, brincos, piercings e outras modas bizarras pois não ficará bem contratar alguém que se porte desta maneira para uma empresa multinacional ou de grande porte e ainda para adentrar algum recinto seremos julgados pela aparência que vai ser igual a de um Gibi (história em quadrinhos).
CARETA
Talvez os jovens pense, este cara é careta, deve ser um ancião babaca, pois não é verdade. Tenho 35 anos, sou Teólogo, Psicólogo e Pós graduado em Neuropsicologia e estou falando com conhecimento de causa.
A fazer estágio no ano de 2001, numa Clínica de recuperação de adictos (usuários de drogas) de alto padrão numa cidade de São Paulo, pude perceber que dinheiro não traz felicidade, pois muitos pais preocuparam-se em dar de tudo que o dinheiro pode comprar, exceto atenção, carinho, amor que é de suma importância para o referencial de uma criança obter uma personalidade estruturada. Muitos nunca ouviram não, ou nunca foram corrigidos pela vara e a estultícia lhe sufocou o coração e os traficantes dão um “pseudo amor” e os jovens que estavam carentes logo se entregavam as drogas.
NO LIMITE
Jovens, tudo tem limite e Jesus estabeleceu o limite da história, o antes e o depois de Cristo. E nós também podemos escrever uma linda história, constituída pelas marcas de Cristo impressas em nós. Em Gálatas 6.7 Paulo adverte, “Daqui em diante ninguém me moleste, porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.” Será que temos coragem para falarmos o mesmo?
Pela ciência percebemos que todo ser humano é um ser bio-psico-social, ou seja, ele herda geneticamente falando, aparência de seus pais, recebe psicologicamente através de seus receptores sensoriais, ou percepção (olfativa, gustativa, auditiva, tátil, visual) as informações que vai formando nossa personalidade e social no ambiente em que estamos inseridos. As Sagradas Escrituras que o prazer do lavado e remido pelo sangue de Cristo está em meditar na Lei do Senhor de dia e de noite e não se assentando a roda de escarnecedores, andando por conselho de ímpios e não se detém no caminho dos pecadores.
Pense nisso jovem, pois Deus é amor e te escolheu por que és forte, ainda que digam que és fraco. Deus te chamou por que és um vencedor, ainda que digam que es um derrotado.
Em Lam.Jr.3.27 “Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade .”
I João 2. 14 “Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens , porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.”
ESTUDOS E UMA VIDA BEM SUCEDIDA
Lembre-se, para estar em lugar de destaque, é necessário ser como Daniel. (Daniel 1. 4) “jovens em quem não houvesse defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução, e que tivessem capacidade para assistirem no palácio do rei; e que lhes ensinasse as letras e a língua dos caldeus.”
Percebemos a importância de estudarmos, pois Daniel tinha capacidade era dotado de sabedoria, inteligência e instrução e foi chamado para ensinar no palácio do rei, não tinha defeito (piercing, tatuagens, deficiência) era dotado de uma bela aparência. Para Deus somos todos belos, pois fomos feitos a Sua imagem e semelhança.
NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO
Quanto ao namoro, é importante observarmos alguns pontos de suma importância. O jovem deve orar, esperar em Deus, orar, pedir o consentimento dos pais dele e da moça e para o seu líder espiritual (Pastor, Bispo, etc...) e só assim terá a benção do Senhor.
Observamos o exemplo de Sansão que não obedeceu a seus pais e vemos o triste fim de Sansão (Juízes 14).
Outro pensamento errado é o de não comunicar o seu líder espiritual e depois de estar com uma gravidez indesejada ou adquirir uma doença venérea vai correndo procurar seu líder que nem sabia que ela ou ele, estavam namorando. Desde a era patriarcal os líderes abençoaram os relacionamentos. E muitos queimam etapas e segue o modismos de nem casar mais, e “juntam os trapos” e vão morar juntos, por que só restam trapos.
Em II Cor.6.14 “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?” 15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?
A mentira de Satanás é que ele vai se converter depois e isto na maioria dos casos acontece o inverso. Em I Cor.7.16 “Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, como sabes tu, ó marido, se salvarás tua mulher?”
Queridos, antes de casar pense bem no que tratamos acima, pois deve ser para vida toda, este negócio de “ficar” (gíria de curtir uma balada ao lado de uma outra pessoa do sexo oposto) não tem a benção de seus pais, de seu líder espiritual e tão pouco do Senhor. I Cor.7. 39 “A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.” (qualquer dúvida leia o artigo divórcio)
O Senhor é quem te supre e lhe renova, ainda há tempo de se arrepender e fazer o certo e viver a vida de um vencedor. Salm.103.5 “quem te supre de todo o bem, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.”